Extensão Popular:cores, sentidos e jeitos de fazer

Pretende-se consolidar o compartilhar de experiências aqui na Articulação Nacional de Extensão Popular e incentivar todos e todas a sistematizar suas práticas e dispô-las a discussão, ao re-meximento que engrandece, que traz reflexões, que traz cutucações, que traz coerências, incoerências; tudo na perspectiva de contribuir para fortalecer um e outro, uma e outra, todos nós e a extensão popular em conjunto.

sexta-feira, novembro 10

Começando...

Um dos principais objetivos de nossa Articulação reside justamente no compartilhar de experiências, dificuldades, problemas, resultados, caminhos, luzes e cores que nos tragam reflexões e aprendizados capazes de re-orientar nossas práticas de extensão popular, no sentido de seu fortalecimento político e pedagógico, assim como fornecendo bases e/ou estímulos para que companheiros/as de instituições pelo Brasil possam adentrar por estes caminhos e experimentar o jeito e a busca pela educação popular.

Estou lendo um livro ótimo ("Para sistematizar experiências", de Oscar Jara Holliday), onde se fazem reflexões sobre a importância de se extrair ensinamentos das práticas de educação popular e compartilhá-los. Segundo ele, "qualquer prática social transformadora tem intenções, apostas, desenvolvimentos e resultados que definitivamente servem de inspiração, iluminação ou advertência a outras práticas semelhantes. Os grandes propóstiso dessas experiências são geralmente confluentes ou, pelo menos, não antagônicos. Extrair os ensinamentos da própria experiência, para compartilhá-los com outros, deveria ser sempre uma linha de trabalho priorizada entre nós que fazemos educação e animação popular."

Continua: "da mesma maneira que, inversamente, estar atentos para conhecer e aprender da experiência de outros deveria ser uma atitude permanente dos que crêem não possuir verdades definitivas e nem estar pondo em marcha práticas perfeitas. (...). Cria - para os atores destas práticas - um novo ponto de partida que, sendo agora comum e coletivo, pode chegar a propor perguntas de um grau de compelxidade maior, d eum nível mais profundo de abstração, onde as confluências e diferenças entre as práticas individuais tomam um novo sentido e adquirem um valor explicativo mais relevante".

É com esta explicação que pretendemos retomar o compartilhar de experiências aqui na Rede e incentivar todos e todas aqui a sistematizar suas práticas e dispô-las a discussão, ao re-meximento que engrandece, que traz reflexões, que traz cutucações, que traz coerências, incoerências; tudo na perspectiva de contribuir para fortalecer um e outro, uma e outra, todos nós e a extensão popular em conjunto.

Começamos com uma experiência da qual participo, aqui na UFPB. Murilo, eu, Flora, Vinicius e Zique coordenados o Blog. Esperamos envio de contribuições.

Que comece a viagem!

2 Comments:

  • At novembro 10, 2006, Anonymous Anônimo said…

    teste

     
  • At março 16, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Pedro

    Gostaria de um endereço de e-mail para entrar me contato com você

    Obrigada

    Priscila Fernandes
    pfernandes@fundabrinq.org.br

     

Postar um comentário

<< Home